INFORMÁTICA NA TERCEIRA IDADE

Curso de Informática na terceira idade: veja dicas para tornar o aprendizado mais fácil

Se você é daquelas pessoas que pensa que escola é coisa destinada apenas aos jovens, saiba que está enganado. Sempre é momento para aprendermos algo novo na vida e nada melhor do que investir o tempinho livre em um curso de Informática.

Fazer um curso na terceira idade deixa a mente mais ativa, evitando problemas de memória. Além do benefício para a saúde, também é observado uma melhora na interação com pessoas. Como na sala de aula é preciso interagir com os demais colegas, aumenta a capacidade de interação social, o que contribui para elevar a autoestima, atualizar conhecimento e fazer novos relacionamentos ou amizades.

Para aqueles que pretendem investir no curso de Informática, é preciso deixar claro que nem sempre é uma tarefa fácil, mas isso não é motivo para você desistir. Com empenho, dedicação e, especialmente, muita paciência o esforço trará bons resultados. Veja algumas dicas infalíveis para facilitar o aprendizado:

  • Tempo

Antes de começar a estudar é preciso organizar o tempo. Liste todas as suas atividades diárias e a quantidade de tempo que dedica a cada uma delas. Veja qual horário é mais acessível para estudar e revisar tudo o que já viu no curso.

  • Organização

O ideal é que o estudo seja concentrado em um espaço adequado, silencioso, iluminado e agradável. Além disso, na mesa de estudos deixe itens que você sabe que usará para evitar interrupções e, consequentemente, perda de foco. Neste caso, deixe o dicionário, livros de consulta, fone de ouvido, caderno e demais itens, tudo acessíveis.

  • Rotina para o estudo

Um método que ajuda a assimilar melhor o aprendizado é distribuir as horas de estudo em horários diários. O mais recomendado é optar por um estudo realizado quatro vezes por semana, uma hora por dia, do que quatro horas em um mesmo dia.

 Use no dia a dia

Para fixar ainda mais, a dica é manter o contato com a assunto estudado no dia a dia.

 Persista

Se estiver com dificuldades para aprender, converse com o professor para que ele lhe ajude e oriente sobre quais pontos precisam ser melhorados. Os resultados nunca são imediatos e também não é possível determinar o período exato para a aprendizagem porque inúmeros fatores influenciam. Mas, persevere até aprender.

  • Deixe de lado a timidez

A timidez é um dos maiores obstáculos para o aprendizado. Por este motivo, não tenha medo de errar.